Atualização de Disssertação

O que é uma dissertação de mestrado? Como é diferente de um ensaio?
Existem algumas diferenças óbvias: um ensaio é relativamente curto – geralmente 1500 a 2500 palavras – e você é informado claramente o que fazer por outra pessoa. Por exemplo: Descreva e avalie teorias importantes da globalização.

Uma tese de doutorado é um assunto que você escolheu para você. O primeiro uso da palavra na língua inglesa em 1651 também dá uma útil definição inicial: “um tratamento escrito prolongado de um sujeito”.

Outra pista útil é encontrada na origem latina da palavra – a dissertação vem de uma palavra latina ‘dissertare’ = ‘to debate’.

O que a palavra “debate” implica? Uma discussão envolvendo diferentes pontos de vista ou conjuntos de idéias. Por conseguinte, uma dissertação não apenas examinará um assunto, mas analisará diferentes pontos de vista sobre esse assunto.

Aqui está outra definição Monografias Prontas que sublinha algumas características mais importantes de uma dissertação: “um documento substancial que é tipicamente baseado em pesquisas originais e que evidencia o domínio do candidato, tanto do seu próprio assunto como do método acadêmico”.

Uma dissertação mostrará que o escritor conhece seu assunto, os fatos-chave e pontos de vista diferentes – mas também avança um ponto de vista resultante da pesquisa original. Lembre-se que ‘original’ não significa ‘algo que nunca foi feito antes’, mas sim ‘algo que você faz por si mesmo’.

Uma dissertação também “evidencia o domínio do candidato […] do método acadêmico (Monografias Prontas)”. Isso parece terrivelmente assustador, mas não seja adiado. A frase está dizendo que você terá que levantar seu jogo para escrever uma dissertação bem-sucedida. “Método acadêmico” significa que você deverá fazer mais e melhor leitura e pesquisa do que para um ensaio padrão de graduação. Isso significa que seu trabalho exibirá precisão e habilidade em sua investigação e discussão de um assunto. Isso significa que sua discussão dará evidências de análise crítica, ou seja, repassando seu assunto e ponderando prós e contras. Isso significa que você mostrará que você entende que, por exemplo, aspectos de teorias particulares ou pontos de vista estão abertos a perguntas.